27/09/2008

Você espera uma surpresa dos candidatos às vésperas do 1º turno?

Pesquisa Datafolha publicada na edição deste sábado (27) da Folha mostra a petista Marta Suplicy na liderança pela disputa da Prefeitura de São Paulo, com 37% das intenções de voto. Empatados tecnicamente em segundo lugar estão o prefeito Gilberto Kassab (DEM) e o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).

O democrata aparece com 24%, contra 20% do tucano. Como a margem de erros é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Como você avalia a corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo? Acha que o quadro apresentado pelas pesquisas recentes irá se confirmar nas urnas ou algum adversário lançará mão de um estratagema infalível para reverter os índices de intenção de voto?

26/09/2008

Você acompanha o mandato do seu vereador? Cobra por resultados?

Entre 2005 e 2008, os 50 vereadores que compõem a Câmara Municipal do Rio apresentaram 2.978 projetos. Aprovaram-se 1.572.

Desse total, apenas 209 (7%) trataram de temas com alguma relevâncias para a vida dos cariocas ou para o funcionamento da prefeitura.

O resto (93%) compõe um lote de projetos que foram ao arquivo ou, quando aprovados, não tiveram a menor relevância.

A análise dos projetos é creditada à Tranparência Brasil, com divulgação no blog do Josias de Souza, colunista da Folha.

Você costuma acompanhar o mandato do vereador que mereceu o seu voto? Costuma cobrá-lo quanto a realizações necessárias para a sua comunidade?

25/09/2008

Comunidades, vídeos e fotos de candidatos na Internet influenciam seu voto?

A propaganda eleitoral na Internet só pode ser feita na página do candidato, mas, enquanto o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não regulamenta, caso a caso, o uso da rede, vídeos, fotos e comunidades em sites de relacionamento se espalham pela Web pregando candidaturas dos que concorrem a um cargo público nas eleições municipais deste ano.

A propaganda aparece sob diversas formas. Os próprios candidatos lançam vídeos em sites como o YouTube, como fez Adahil Barreto (PR), em Fortaleza.

O candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro, Chico Alencar (PSOL), aproveita o espaço do Flickr para divulgar as fotos de sua campanha nas ruas. Fernando Gabeira (PV) utiliza o YouTube para publicar a propaganda eleitoral veiculada na televisão.

Comunidades, vídeos e fotos de candidatos na Internet influenciam seu voto? Conte-nos.

24/09/2008

O que você achou do desempenho de Marta na sabatina da Folha?

Em sabatina realizada nesta quarta-feira (24) pelo jornal Folha de S. Paulo, a candidata à Prefeitura de São Paulo Marta Suplicy (PT) afirmou que seus adversários na disputa "copiam suas propostas", atribuiu o caos no trânsito da cidade à atual administração, de Gilberto Kassab (DEM), que sucedeu o agora governador José Serra (PSDB), e afirmou não vai concorrer a nenhum cargo nas eleições em 2010. Para a candidata, o nome natural de Lula será o de Dilma Roussef, ministra da Casa Civil.

Marta disse ainda que sua maior frustração foi, após ter perdido a reeleição em 2004, não ter podido investir em transporte. "Foi muito duro perceber isso (o que Kassab e Serra fizeram) como paulistana."

O que você achou do desempenho de Marta Suplicy na sabatina promovida pela Folha? Deixe seu comentário

Bolsa Família é utilizado como voto de cabresto no Nordeste. O que fazer para impedir esta prática?

Candidatos a prefeito e a vereador têm usado o programa federal de transferência de renda (Bolsa Família) tanto para agradar o eleitor, oferecendo a ele um cartão de beneficiário em troca do voto, como para ameaçá-lo caso vote em algum candidato da oposição. Desta forma, surge uma nova forma de voto de cabresto - prática tradicional, principalmente no Nordeste do Brasil, em que os políticos angariam votos em troca de alguma recompensa para os eleitores.

O que você acha da conduta destes políticos e da propaganda indevida do Bolsa Família para obter votos?

23/09/2008

O que você achou do desempenho de Alckmin na sabatina da Folha?

O ex-governador e candidato à Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), afirmou nesta terça-feira (23) que seu adversário na disputa Gilberto Kassab (DEM) é "dissimulado", que manipula a opinião pública e apenas usa o partido que elegeu o tucano José Serra prefeito "para levar discórdia". "Não é correto ter como estratégia única e exclusiva minar um outro partido para se manter no poder, parece deplorável", disse o candidato, em sabatina realizada pelo jornal Folha de S. Paulo.

Alckmin prometeu não aumentar impostos, não cobrar pedágio urbano, criticou o custo da tarifa de ônibus na capital e voltou a alfinetar os adversários na disputa pela prefeitura. "O sistema de ônibus é caro, ineficiente e a população tem um grande desconforto. A passagem é cara porque o sistema é ineficiente", em referência à gestão Kassab.

O que você achou do desempenho de Geraldo Alckmin na sabatina promovida pela Folha? Deixe seu comentário

22/09/2008

Qual sua opinião sobre a presença do exército em comunidades do Rio?

O Exército vai ocupar, de forma simultânea, no dia 5 de outubro, dia das eleições, as 27 comunidades do Rio de Janeiro, classificadas pela Justiça Eleitoral como áreas de risco. A ação será o ponto culminante da Operação Guanabara, que vem sendo realizada pelas Forças Armadas para coibir crimes eleitorais em áreas do estado do Rio, desde o último dia 11.

Você acredita que isso dará tranqüilidade para o pleito? Comente